terça-feira, abril 05, 2011

Há algum tempo decidi voltar a ler, tentando resgatar a voracidade que eu tinha quando era criança. Só que me deparei com o entrave de ter que escolher o que ler, tarefa muito difícil para mim. Então decidi pedir indicações aos amigos, e ir lendo o que eles indicassem. Pronto. Estava estabelecida uma "missão": ler, ler, ler, sem parar.

Assim eu li O penitente, de Isaac Bashevis Singer (indicação do Leo - sensacional) e O filho da mãe, de Bernardo Carvalho (indicação da Lucila - gostei muito). Foi mais ou menos por aí, partindo para indicação da Silvia (O mandarim, de Eça de Queiroz - que não li ainda) que eu fiquei grávida e passei a ler só livros de gravidez e bebês. Durante a gravidez me agarrei com a saga Crepúsculo e um pouco depois com a trilogia Millennium. E então acho que fiquei algum tempo sem ler nada.

Bem perto da mudança para São Paulo, e de acordo com minha tendência obsessiva, resolvi reler a saga Crepúsculo, só que dessa vez em inglês, e isso durou uns dois meses, indo até o terceiro livro, Eclipse.

Quando terminei, parti para Comer, rezar, amar, de Elizabeth Gilbert (muito indicado, principalmente por Beta e Florencia), que me surpreendeu positivamente em tantos aspectos e que gostei demais de ler. Dei risada, chorei, fiquei ansiosa. Fiquei bem daquele jeito de não conseguir largar o livro. E já indiquei por aí também.

O próximo foi uma tortura, que eu peguei porque estava aqui em casa, pegando poeira. O mundo pós-aniversário, de Lionel Shriver, mesma autora do Precisamos falar sobre o Kevin, que é o livro dela mais conhecido no Brasil. A estrutura da narrativa me deixou curiosa, então, mesmo com dificuldade, fui persistente e cheguei até o fim. A estrutura é de fato interessante, e acaba prendendo a atenção, mas a autora é muito prolixa, e a encheção de linguiça emocional deu no saco. Foi um alívio quando terminei. Ou seja, não indico para ninguém. :)

Em seguida parti para mais uma indicação da Lucila, de algum tempo atrás, O complexo de Portnoy, de Philip Roth, e já tem fila de gente pedindo o livro de tanto que eu indiquei. Imperdível.

E agora, continuando a aventura, comecei essa semana a ler Orgulho e preconceito, de Jane Austen. Por enquanto fico muito visualizando a Keira Knightley o tempo todo, mas isso não está prejudicando a leitura. Estou gostando muito, ainda muito no começo.

E faço aos amigos um convite para que venham participar da minha nova empreitada, dando opiniões, indicações, comentários.

Até logo!

4 comentários:

Dimitri BR disse...

pô, deu vontade de ler um romance, com historinha e tudo; parece que só leio poesia livro teórico/analítico quadrinhos artigos/coisas online entrevistas - tudo, MENOS romance! que coisa.

---

(uma recomendação de cada: adília lopes a era dos festivais logicomix 365nuncas entrevistas feitas por clarice lispector)

---

visualizar a Keira Knightley não prejudica ninguém

---

beijos, bem-vinda de volta!

Carolina disse...

Dimi, to achando que a personagem não é tão bonita quanto a Keira Knightley... Isso pode atrapalhar um pouco. :)

Dimitri BR disse...

bem, provavelmente não era tão magra! :-)

Beta disse...

Carols, que surpresa genial ver que você ressucitou o blog e ainda me mencionou num post! Adorei.

Um dos meus livros preferidos é Franny & Zooey do J.D. Salinger, mas nunca consegui fazer ninguém ler até o final. Quem lê, ama...

Eu li Water for Elephants seguindo a recomendação do Kindle, e amei. Ia até mandar um email pra vocês recomendando, mas aí eu vi que já virou filme (ainda por cima com o vampirinho de batom que vocês adoram) e achei meio cafona recomendar. Mas foi bobagem, o livro é ótimo. Lê antes de ver o filme...

beijos e saudades. Não para de escrever de novo, ta?