Eu sei, eu sei que todo mundo está falando sobre isso, e metade dos blogs do mundo também. Mas, é sério: assistam.
Depois me contem o que vocês sentiram.
Eu? Eu chorei.
Mas eu choro, então não é dizer muita coisa.
But trust me, todo mundo precisa ver isso uma vez pelo menos.
[O vídeo está sendo visto tantas vezes no You Tube que eles só estão deixando colocar o link, não dá pra colocar aquela janelinha no próprio blog. Uau.]
18 comentários:
Pois é! Eu fiquei uma semana viciada nesse vídeo! Até *eu* chorei!! É mágico!
É lindo né? Mas eu não chorei. Engraçado, que eu também choro a toa.
Mas dá vontade de ouvir ela cantando, é muito incrível!
Amo muito tudo isso:
http://www.youtube.com/watch?v=_RgL2MKfWTo
I know, Im crying the whole week for this thing!!!
Eu gostava mais daquele cantor de ópera que foi no ano passado. Acho que o nome dele era Paul.
achei o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=DelJrP3P7tA
diz uma coisa, a gente tem que trabalhar hoje *e* amanhã? Que coisa de louco, dois dias seguidos!
=P
Fiquei mal acostumada.
é mágico mesmo. é tipo 'choro instantâneo', quando as pessoas começam a gritar e aplaudir alucinadamente.
can't get enough!
Beta, é mesmo muito estranho, mas temos sim que trabalhar amanhã e também, adivinha, quarta *e* quinta.
Mais estranha ainda será a semana que vem, quando teremos que trabalhar CINCO DIAS SEGUIDOS. Acredita?
Esse negócio de trabalhar é que é muito estranho!!!!
*Muito estranha* a semana que vem com cinco dias seguidos de trabalho! Mas boa mesma é a semana depois dessa, que eu não trabalho nenhum dia!!! Férias chegando.
=)
Fiquei com a música desse video na cabeça. Sempre adorei musicais.
vcs acreditam que minha mãe viu 'mamma mia' e não gostou tanto assim? nem acreditei.
Putz, carol, éincrível. Eu também chorei. (vou te linkar no meu blogroll, tudo bem?) bjocas
Gente, é inacreditável. Eu vi de novo o vídeo agora. É de arrepiar mesmo na vigésima vez que você assiste!
cara, não sei se eu vou ser mó chato de 'quebrar a corrente', mas juro que a primeira coisa que eu notei nesse vídeo foi o entorno, o por trás:
1. reparou na edição? - porra, edição é TUDO em reality show!
2. em como o (suposto!) repúdio a susan boyle é assumido como um dado, exacerbado, reforçado pelas imagens (close na menina da platéia, close na cara do júri)e super explorado e repisado no discurso posterior?
3. reparou como são filmados os caras dos bastidores o tempo todo - eles, 'cúmplices' da cantora, sempre com um ar maroto de 'nós sabemos que vai todo mundo quebrar a cara'
4. finalmente, atentou para o fato de que o playback do les miserables, meloso, apelativo e apoteótico, PROSSEGUE depois que a moça pára de cantar, e acompanha todo o resto da cena - sublinhando e estimulando o momento de epifania?
pô, foi mal, mas juro que essas paradas me saltaram de tal modo aos olhos, que o vídeo despertou sim algo em mim - mas foi o meu recorrente fascínio e desejo de reflexão sobre a sociedade do espetáculo.
tente ver o vídeo de novo, reparando nesses e muito outros detalhes do gênero. acho que vale a pena...
(e nada disso tem NADA a ver com o fato da moça cantar bonito ou não.)
caraca, fui assistir de novo (só vi uma vez, vindo aqui do link do chocolate :) e cara, é fascinante mesmo!
- o simon faz as perguntas exatas pra que susan desfile sua suposta inadequação. ele serve de escada pra ela - logo ele, o mais irônico e 'severo' entre os PERSONAGENS do júri (uma espécie de pedro de alra/aracy de almeida)
- ao aparecer o nome da candidata (exatamente no instante em que ela abre a boca), além do '47' - idade teoricamente exagerada pra uma caloura, como já atestado pelo 'oooh' geral quando da pergunta do simon - aparece a designação de profissão: UNEMPLOYED!
ora, até onde me lembro, essa designação nunca é usada; talvez o tenha sido pra causar efeito semelhante, mas não é comum. se a pessoa é jovem diz-se 'estudante'; se é um idoso, 'aposentado'; e no caso da susan, uma mulher de 47 anos, a opção em 99% dos casos seria o óbvio 'dona-de-casa'.
- a aceitação/surpresa do público e do júri é tão imediata quanto o suposto repúdio anterior: as pessoas gritam, aplaudem, mostram-se closes dos jurados com os olhos marejados...
- susan está cantando a exatos DEZ SEGUNDOS quando a imagem volta para os bastidores e um dos produtores-cúmplices literalmente enfia o dedo na cara do espectador e diz: "você não esperava por isso, hein? aha!"
(não esperava pelo quê? em 10 segundos o público de má-vontade teria sido convertido? eu mal pude ouvir como ela canta, ainda!)
- mais alguns closes de incredulidade emocionada e a caloura susan, seguríssima (afinal, ela tem anos de noite, e já gravou discos e jingles em estúdio) atinge um agudo prolongado, num crescendo da música.
novamente - não bastasse o efeito que o crescendo e o agudo já provocam naturalmente - seus fiéis cúmplices dos bastidores entram em cena, para ressaltar a façanha: "yeah! veja só isso!"
- a câmera retorna para a platéia. já estão todos de pé. a música, mais e mais apoteótica, parece falar das próprias agruras da candidata - unemployed, miserable, i had a dream...
- aplausos enfáticos. a candidata, até então super segura, ameaça sair do palco sem ouvir os jurados, numa última demonstração de falta-de-jeito fofa.
todavia, logo retorna para ouvir os elogios e mea-culpas do júri, sempre ressaltando o caráter de 'surpresa' do evento.
("i'm shocked", diz o primeiro jurado; "it was a wake-up call", diz a jurada, loura e longilínea.)
- o público - aí incluído o do youtube - aplaude e sorri satisfeito, NÃO por causa da cantora, mas sim POR SI MESMO: por se sentir redimido, por mostrar que aprendeu a lição e não será mais 'preconceituoso' em suas escolhas, mostrando-se capaz de aceitar uma cantora mesmo ela 'não correspondendo aos padrões'.
todos saem de alma lavada.
pano rápido.
meu, cara, desculpa, mas só tem UMA música que resume esse ato todo:
that's entertainmeeeent!...
demais isso tudo.
(merci carol, pela oportunidade de refletir sobre tudo isso; não fosse o teu blog talvez eu não visse a parada!)
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